ERMESINDE

A freguesia de Ermesinde é a mais populosa do concelho de Valongo, apesar de ter apenas sete quilómetros quadrados.

Não obstante as poucas referências históricas acerca da freguesia, existem duas ou três versões sobre as suas origens. Uma delas refere que a antiga freguesia de S. Lourenço de Asmes passou a ser oficialmente designada Ermesinde a partir da implantação da República. Sabe-se que em 1911 a Junta da Paróquia de S. Lourenço de Asmes, como era então conhecida, presidida por Amadeu Vilar, requereu ao Governo Provisório que o nome oficial da povoação fosse Ermezinde.

Etimologicamente o topónimo Ermezinde é de origem Germânica e significa “caminho íngreme”. Mas há ainda outra explicação para este nome. Pelo século IX, no ano de 890, aparece uma D. Ermezenda, filha de D. Gundezindo, donatário desta região e que fez ao demolido convento dos beneditinos de Rio Tinto, importantes doações. D. Ermezenda, pertencia ao convento das monjas de Rio Tinto e seria senhora das terras onde se encontra o lugar de Ermesinde, a dois quilómetros do lugar onde existiu o convento. O nome do lugar seria então Terras de D. Ermezenda, e começaria a povoar-se com os casais dessa senhora. A construção da linha do caminho-de-ferro do Douro e Minho foi fundamental para que a designação Ermesinde passasse a dominar em detrimento de S. Lourenço de Asmes.

Ermesinde é uma freguesia e cidade portuguesa do concelho de Valongo, pertencente ao Distrito do Porto, região Norte de Portugal.

Pertence à área metropolitana do Porto e encontra-se a 9 km a nordeste desta cidade. É a menor das cinco freguesias do concelho de Valongo com 7,42 km², com cerca de 38.798 habitantes, fazendo com que a sua densidade populacional exceda os 5000 hab/km².

Em termos de acessibilidades, a cidade de Ermesinde tem uma localização privilegiada, estando muito próxima dos principais eixos viários da região, designadamente da A4, A3, A41 e A1.

Saiba mais no site da Junta de Freguesia de Ermesinde