Tomada de posse do Estádio de Sonhos

“A Câmara Municipal de Valongo já tomou posse administrativa do Campo de Sonhos, em Ermesinde. De imediato, serão realizadas obras para garantir condições de segurança naquele equipamento desportivo que passou para o domínio público. As intervenções mais urgentes serão realizadas nas bancadas em risco de ruir e nos balneários, onde será substituída a cobertura de fibrocimento que apresenta fissuras.
No final da época desportiva, será instalado um relvado sintético, permitindo assim que as camadas jovens que treinam no Complexo Desportivo de Montes da Costa utilizem também o Campo de Sonhos para praticar futebol.
“O interesse público nunca ficou refém de interesses privados. Ermesinde passou a ter um equipamento público para a prática do desporto rei que é o futebol!”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, no ato público de tomada de posse administrativa do imóvel, visivelmente satisfeito com esta conquista para a comunidade. No ato formal da tomada de posse fizeram questão de estar presentes vários autarcas e adeptos do Ermesinde Sport Clube, que manifestaram também a sua alegria com a municipalização deste equipamento desportivo.
A opção pela expropriação do Campo de Jogos de Sonhos, em Ermesinde, que foi durante mais de seis décadas utilizado pelo clube local para a prática do futebol mas perdido por má gestão em 2003, surge depois de esgotadas as negociações com o proprietário, que exigia um milhão de Euros pelo imóvel. Após um processo moroso e complexo, o valor da avaliação do imóvel acabou por descer dos 1.231.857€ estabelecidos em julho de 2013 e ser fixado em 154.000€. Antes de avançar com a expropriação, o atual Presidente da Câmara Municipal de Valongo e sua equipa tentaram renegociar a proposta do executivo municipal anterior que incluía a entrega do Complexo Desportivo Municipal dos Montes de Costa, equipamento público sem condições regulamentares para a prática de futebol e que o atual Executivo Municipal nunca aceitou ceder ao privado.
Depois de terminado o processo do Campo de Sonhos, falta apenas concluir o acordo para a municipalização do Estádio de Campo para que o Município de Valongo disponha de um equipamento público adequado para a prática de futebol em cada uma das suas cinco freguesias. “Investir no desporto é apostar nas pessoas. As nossas crianças não terão que sair para outros concelhos vizinhos por não terem condições para a prática desportiva na sua terra”, sublinhou José Manuel Ribeiro, recordando que no início do mandato o Município dispunha apenas um equipamento público para a prática de futebol.”

Artigo publicado na página do Município de Valongo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *